domingo, 29 de março de 2009

O Começo: Um Pouco de História com Fubá


Hoje estou começando este blog com o intuito de me forçar a lembrar das coisas que cozinhei e gostei.
Vou começar um bolo extremamente simples de fazer e delicioso para comer: Bolo de FUBÁ.
Nossa só de pensar no cheirinho que este bolo deixar na casa durante seu tempo de forno...
Este bolo tem história na família. Minha mami faz um bolo de fubá delicioso, mas ela não faz com frequência (essa palavra era tão mais bonita com trema).
Um dia meu irmão chegou em casa dizendo que iria para uma festa junina no sábado e precisava que ela fizesse dois bolos de fubá. Ela disse que tudo bem, mas sabe como é. Ela resolveu comprar o bolo pronto de um senhor muito legal e dedicado que trabalha nas feira da minha rua às sextas.
Meu irmão não sabia que ela tinha encomendado o bolo e me pediu para fazer um só. Lá fui pra internet procurar uma receita de bolo de fubá, já que minha mami faz tudo de olho e eu não tenho aptidão pra nada que não tenha um receita (de preferência com medidas de balança ao invés de xícaras e afins). Me deparei com esta receita e prontamente me pus a fazê-la. O bolo exalou um perfume delicioso pela casa toda enquanto assava e todos os presentes ficaram ansiosos para ver o bolo. Quando este ficou pronto minha mami ligou avisando que os bolos que ela havia encomendado estavam na geladeira (???). Meu irmão disse que os levaria e agradeceu por eu ter feito o bolo. 
Qualquer um teria ficado abalado com tal decisão, mas eu fiquei feliz, pois logo em seguida uma amiga em convidou para ir a casa dela e levei pedaços do bolo de fubá e um empadão de frango. E qual não foi minha surpresa  ao ver que o bolo e o empadão agradaram? Aquela noite foi maravilhosa, pois não tem nada melhor do que saborear uma comidinha feita em casa ao lado de amigos tão maravilhosos!!! Amiga volta logo da França pra gente se divertir!

A minha tristeza é que não sei de que site peguei a receita, mas como nem tudo é perfeito...

Bolo de Fubá

Ingredientes:
3 ovos 
2 xícaras (chá) de açúcar 
2 xícaras (chá) de fubá 
1 xícara (chá) de farinha de trigo 
1 xícara (chá) de leite 
1 xícara (chá) de óleo 
1 colher (sobremesa) de fermento em pó 
1 colher (sobremesa) de sementes de erva-doce 

 Modo de Preparo: 
Coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, o fubá, a farinha de trigo, o leite e o óleo. Bata até obter uma mistura homogênea. Junte o fermento e as sementes de erva-doce e misture sem bater. Unte e enfarinhe uma fôrma com furo no meio e despeje a massa. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (180◦ C) até dourar, ou até que enfiando um palito no bolo ele saia seco. Desenforme o bolo ainda morno e, se preferir, salpique açúcar e canela antes servir. 

Um comentário:

  1. Esqueceu de falar que tinha um gordinho simpático doido pra comer o bolo Huhuhuhu... Esperamos ansiosos a receita do empadão xD

    Bjs linda... essa é pra casar xD

    ResponderExcluir