sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Hambúrguer de Grão-de-bico



Esse hambúrguer vegetal eu fiz num dia que me deu muita vontade de comer uma junk food, mas tava super cansada de só comer coisas com soja. Então corri atrás de uma receita que fosse atraente, fácil, gostosa e que me permitisse saciar a vontade de comer besteira. Encontre a solução neste hamburguer. Aqui está o link de onde retirei a receita. O Petit Chef é um bom site para se visitar. Divirtam-se experimentando novos sabores.


Hambúrguer de Grão-de-bico

Ingredientes
1 xícara de grão de bico
3 xícaras de água
2 colheres de sobremesa de sal
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite de oliva
sal a gosto
1 colher de sopa do tempero para churrasco da Kitano* (se não quiser ou não tiver esse, coloque tomilho, orégano, pimenta, a gosto)
1 colher rasa de café de cominho
6 colheres de sopa do cozimento do grão de bico
10 colheres de sopa do cozimento do grão de bico

Modo de Preparar

Junte o grão-de-bico, a água e as colheres de sal e leve para cozinhar na pressão durante 20 minutos. Após o cozimento, guarde as 6 colheres de sopa do mesmo e retire a pele que envolve o grão-de-bico. Bata o grão de bico sem a casca no liqüidificador até formar uma espécie de farofa grossa (pra quem gostar de hambúrgueres crocantes, pode deixar que fiquem uns poucos grãos e pedaços maiores). Colocar farofa numa tigela com os outros temperos e a farinha e misturar bem com um garfo. Colocar o azeite e umas 6 ou 7 colheres da água do cozimento que ficou reservada. Misturar tudo amassando com um garfo até incorporar. Quando isto ocorrer, amassar bem com as mãos ligando os gominhos de farofa. O resultado deve ser uma massa que se esfarela um pouco, mas que fique bem firme se for pressionada. Faça os hambúrgueres com essa massa e frite (ou grelhe) com pouco óleo e em fogo médio/baixo até que fiquem douradinhos. 





 
Farofinha pronta para modelar 


Modelando os hambúrgueres


Hambúrguer de pertinho


Hambúrgueres modelas e prontos para fritar



Delícias prontinhas

Um comentário: